O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU é um método contraceptivo para mulheres, reversível e de longa duração, que pode variar de 3 a 10 anos. O DIU tem o formato de um “T” e existem dois tipos: o sem hormônio (Cobre ou Prata) e o com progestágeno.
Existem muitas dúvidas em relação ao dispositivo intrauterino, embora seja um método bastante seguro. Além de que o DIU de cobre por exemplo, é uma opção para quem não quer usar hormônios. Então, nesse post separei os mitos e verdades mais comuns sobre o DIU:
Mulheres que não tiveram filhos podem usar? Verdade. O DIU não oferece riscos para quem nunca engravidou. Apenas pode ser inserido em mulheres que já tiveram relação sexual.
Pode prejudicar a fertilidade da mulher? Mito. O retorno da fertilidade feminina acontece em um curto período de tempo, mesmo após uso prolongado.
O DIU pode atrapalhar a relação sexual? Mito. Não atrapalha a mulher e não machuca o pênis durante a relação, se o DIU estiver bem posicionado.
Colocar o DIU dói? Depende. A inserção do DIU, preferencialmente, é realizado no período menstrual, gerando uma cólica na inserção. Mas, em mulheres que não desejam sentir dor ou não conseguiram realizar a inserção em consultório médico, é possível realizar sob analgesia. Livre de dor!!!
Assim como outros métodos contraceptivos, o DIU deve ser indicado e inserido apenas por médicos habilitados.
Por isso, se você deseja colocar o DIU, converse com um ginecologista!
Ficou com alguma dúvida? br> Agende sua consulta.
Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Beijos, Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872 Sem conflitos de interesse a declarar.