Candidíase de Repetição, como prevenir?

Saiba o que é o endometrioma de ovário
28 de Maio de 2018
Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?
5 de novembro de 2018

Hoje vou falar sobre um tema que, infelizmente, é um velho conhecido de muitas mulheres! Antes de mais nada, vamos entender o que é a candidíase?

A candidíase vaginal é uma inflamação que ocorre na região genital, causada por fungos da família Candida. Este fungo faz parte da flora vaginal saudável, e está presente no organismo das mulheres em pequenas quantidades. Porém, se o organismo está debilitado, seja por estresse intenso, uso contínuo de antibióticos, baixa imunidade, má higiene, ou até mesmo vestuário inadequado, pode haver uma grande multiplicação deste agente e, por decorrência, a infecção. A candidíase causa corrimento esbranquiçado, bastante coceira no local, vermelhidão, ardor e pode até causar dor para ter relação sexual, principalmente na penetração. . Algo a ser ressaltado é que, muitas vezes, mesmo após o diagnóstico e tratamento, o problema pode retornar! Por isso fique atenta ⚠, se você tem mais de quatro crises de Candida durante o ano, esse fator já caracteriza candidíase de repetição.


O que fazer neste caso?

A princípio, procure um ginecologista de confiança ! Faça isso da forma mais rápida possível, assim você saberá se realmente têm candidíase ou não. Uma vez diagnosticada a candidíase, é preciso investigar a causa raíz do problema para entender as exatas razões que estão colaborando para a multiplicação exagerada do fungo.


Veja algumas dicas para prevenir o desenvolvimento da candidíase:

• Evite o uso de roupas muito justas ou de difícil transpiração;

• Usar calcinha de algodão, em vez das mesmas fabricadas em tecido sintético;

• Evite o consumo abusivo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos;

• Evite uso de absorventes diários, pois, eles aumentam a umidade local propiciando crescimento de fungos

• Redobre o cuidado com a sua higiene íntima (temos diversos posts no feed com dicas para uma boa higiene íntima, não deixe de olhar!);


Essas simples medidas não são garantia do não surgimento da Candidíase, mas ao adotá-las você terá um cenário mais propício para o seu não desenvolvimento!

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *