Você sabe o que é Prolapso Genital Feminino?

Quais são as principais causas da menstruação irregular?
22 de junho de 2017
Atendimento especial para cadeirantes
18 de julho de 2017

O prolapso genital ocorre quando o assoalho pélvico perde a sustentação dos músculos, ligamentos e ossos, levando os órgãos como útero, bexiga e reto descerem pelo hiato da vagina, podendo atingir a região externa da vulva.

Esta é uma condição muito frequente em mulheres no período pós-menopausa. Os principais fatores de risco são gestações, partos vaginais e tabagismo. O prolapso mais frequente é o cistocele, no qual ocorre o deslocamento da bexiga, popularmente conhecida como “bexiga caída”.

Há vários graus de prolapso, a gravidade do quadro é classificada de acordo com uma escala de 1 a 4. Nos primeiros estágios, raramente apresenta sintomas. Já nos graus mais avançados, os órgãos sobressaem para o exterior. Neste caso, os sintomas podem ser sensação de estar sentada sobre uma bola, dificuldade de urinar ou evacuar, dor, infecção urinária de repetição e sangramento.

O tratamento para o prolapso genital pode ser cirúrgico ou clínico e visa à recolocação dos órgãos na posição adequada e reabilitação para o reforço da musculatura.

A Dra. Priscila Matsuoka é especialista no tratamento de prolapsos genitais.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente.

As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. ♥️

Beijos

Dra. Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

2 Comentários

  1. dhea disse:

    Eu realmente aprendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *