Você sabe o que é Endometrioma de Ovário?

Tenho abordo de repetição. O que devo fazer?
20 de outubro de 2017
Dra. esclarece as vantagens do tratamento laparoscópico na endometriose!
17 de novembro de 2017

O endometrioma é uma manifestação da endometriose nos ovários. Ele pode ser encontrado em 17 a 44 % das pacientes com endometriose.1 Comumente, pode indicar um quadro mais avançado da doença, como na endometriose profunda.2 Trata-se de um cisto formado por células do endométrio (camada mais interna) do útero e sangue.

Apesar de ser um cisto ovariano, o endometrioma é bastante diferente e complexo quando comparado com outros cistos benignos de ovário como cisto folicular, cisto simples de ovário ou corpo hemorrágico por exemplo.

Os sintomas do endometrioma podem variar dependendo do tamanho dos cistos e comprometimento associado da doença. Em geral, causam dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual e cólica intensa durante o ciclo menstrual.

O diagnóstico é realizado por uma detalhada consulta com investigação completa da mulher associada a exame ultrassonográfico. Após o diagnóstico, é possível tratar o endometrioma, porém, o procedimento escolhido irá depender de alguns fatores, como o tamanho do cisto, a gravidade e o desejo reprodutivo da mulher. Em alguns casos, a remoção cirúrgica do cisto é indicada!

Ao sentir qualquer incomodo, não hesite em procurar um profissional. O endometrioma, assim como a endometriose, se não tratado pode deixar a mulher infértil.

Agende a sua consulta

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

 

Referências (Leia mais sobre o assunto):

  1. Alborzi S., Keramati P., Younesi M., Samsami A., Dadras N. The impact of laparoscopic cystectomy on ovarian reserve in patients with unilateral and bilateral endometriomas. Fertility and Sterility. 2014;101(2):427–434.
  2. Keyhan S(1), Hughes C(2), Price T(1), Muasher S(1). An Update on Surgical versus Expectant Management of Ovarian Endometriomas in Biomed Res Int. 2015;2015:204792.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *