TPM: Aprenda a lidar com esse turbilhão de emoções

O que é Mioma Uterino?
8 de junho de 2017
Salvando vidas, gota a gota.
14 de junho de 2017

Uma visitante indesejada que chega todo mês, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma condição que afeta as emoções, comportamento e saúde física da mulher, nos dias que antecedem a menstruação.

A gravidade dos sintomas varia de mulher para mulher, e até mesmo pode ser diferente de um mês para outro. Os sintomas mais frequentes são cólica, compulsão por doces, irritabilidade, labilidade emocional, aumento da agressividade, aumento de peso, dor nas pernas, dor nas mamas, sensação de inchaço abdominal, choro fácil, falta de concentração, dor de cabeça, aumento de apetite e acne.

A principal dica para quem não pretende sofrer todo mês é o autoconhecimento. Mantenha anotado os ciclos menstruais, assim estará preparada para quando o dia chegar e, dessa forma, tentar controlar os sintomas. Além disso, a prática regular de atividade física e manter uma alimentação saudável também ajuda, na melhora dos sintomas.

Na atualidade, exitem várias abordagens de tratamento para a TPM, com controle dos sintomas emocionais, e físicos, como dor e mal-estar. Procure um ginecologista de sua confiança para evitar sofrimento.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente.

As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Beijos.

Dra. Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 133872

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *