Saiba o que é o endometrioma de ovário

Descomplicando os métodos contraceptivos: DIU
22 de Maio de 2018

O endometrioma de ovário é um cisto com líquido em seu interior, normalmente de cor marrom achocolatado, que ocorre em aproximadamente 20% das mulheres com endometriose.

Os endometriomas ovarianos possuem um fácil diagnóstico, realizado através da ultrassonografia transvaginal. Muitas pacientes descobrem que têm endometriose depois da descoberta do endometrioma na ultrassonografia de rotina, na maioria das vezes de forma eventual.

Algumas mulheres diagnosticadas se questionam qual o significado da presença do endometrioma de ovário. O mais importante é saber que esse diagnóstico está relacionado à lesão de endometriose profunda em quase todos os casos. O endometrioma de ovário aparecerá depois do surgimento de outras lesões na pelve, principalmente profundas. Sendo assim, é uma confirmação da presença de endometriose e revela que a doença é mais extensa e avançada do que aparenta. Ele é um sinal de alerta para possibilidade de endometriose profunda.

A presença do endometrioma pode afetar a reserva folicular da mulher, pois é nocivo ao ovário. Quando o órgão possui o endometrioma, ovulará com menos frequência e terá uma qualidade inferior de óvulos.

O endometrioma do ovário comumente não desaparece sozinho. O tratamento dos cistos é de difícil execução, pois trata-se da reserva ovariana da mulher. A forma mais efetiva de cuidar do problema é remover o endometrioma por cirurgia laparoscópica, mas isso não quer dizer que todas as mulheres necessitam realizar o procedimento. Depende da idade da paciente, tamanho do endometrioma, se é ou não bilateral e sintomas associados.

Para saber como tratar o seu caso, procure um especialista.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos,
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *