O que é Mioma Uterino?

28 de maio, Dia Internacional de luta pela Saúde da Mulher & Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
8 de junho de 2017
TPM: Aprenda a lidar com esse turbilhão de emoções
13 de junho de 2017

Com certeza você conhece alguém que tem mioma uterino. Também chamado de fibroide uterino, o problema é mais comum do que muitos imaginam, principalmente a partir dos 30 anos.

Os miomas são considerados tumores benignos, podem surgir em vários locais do útero e variar de tamanho. Na maioria dos casos, são assintomáticos, porém dependendo do tamanho e localização podem apresentar aumento do fluxo menstrual, dor pélvica, infertilidade e aumento do volume abdominal.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que está correlacionada a fatores genéticos, raciais, exposição a estrogênios. Por isso, acomete as mulheres em idade fértil.

O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, em alguns casos específicos o tratamento é cirúrgico. Atualmente, existem técnicas minimamente invasivas que causam menor agressão ao organismo, menos dor e melhor resultado estético. Porém, sempre, cada caso deve ser avaliado para a melhor indicação.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos

Dra. Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

2 Comentários

  1. Delfina Tati disse:

    Dr.muito obrigada por alguns esclarecimentos. Dr.eu sou a Delfina eu fiz um aborto em maio e tive muita hemorragias.e não vi o período em junho e julho.fui ao médico fiz uma ecografia,detetou um quisto no ovário.a doutora mandou tomar a pílula Diane.ate agora não tomei por medo dos efeitos colaterais.por favor de um sinal

    • Dra Priscila Matsuoka disse:

      Oi Delfina,

      td bem? Imagino que você tenha passado por momentos muito difíceis. Para poder te responder com bastante segurança, será necessário realizar um atendimento presencial. Ficarei muito feliz em atendê-la. Para mais informações ligue no 11-998021564. bjs
      Dra Priscila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *