Menstruar tomando anticoncepcional: Entenda o escape menstrual

Mulher moderna: Benefícios da reposição hormonal feminina
19 de Março de 2018
Câncer de colo de útero e de mama estão entre os 5 tipos da doença que mais atingem mulheres
6 de Abril de 2018

A pílula anticoncepcional tem como principal objetivo evitar a gravidez, mas pode também auxiliar em outros fatores, como diminuir o fluxo sanguíneo e os sintomas do período menstrual.

Durante a pausa da cartela, o correto é que a menstruação desça em pequenas quantidades. No caso de algumas mulheres, podem haver escapes durante o uso do anticoncepcional, o que pode ser normal ou sinal de algum problema.

São vários os fatores que podem influenciar nos escapes, principalmente se o anticoncepcional for de baixa dosagem hormonal. Em casos como esse, esquecer a pílula por uma hora pode influenciar no organismo e causar o sangramento indevido. É importante lembrar que tomar o remédio na hora certa, além de evitar esse problema, aumenta a eficácia da contracepção.

Outro motivo que pode ocasionar o escape são os hormônios desregulados, que possivelmente ocorrem se um comprimido não for tomado na hora certa, assim como interromper a cartela em qualquer momento.

Problemas mais graves como uma infecção no canal vaginal também podem levar ao sangramento, por isso, se o escape ocorre com frequência, procure um médico de sua confiança para realizar os exames necessários. Cuide de sua saúde!

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *