Março é o mês mundial da conscientização da endometriose! Estamos juntas nessa luta.

Vida sexual descomplicada após os 50 anos!
20 de Fevereiro de 2018
Vamos falar sobre igualdade de gênero…
8 de Março de 2018

Durante o ano todo, alguns meses são representados com cores diferentes com o intuito de divulgar à sociedade diversas doenças, suas causas e sintomas. Março foi escolhido como o mês mundial da consciência da endometriose, por isso, vestimos amarelo para alertar a população sobre a doença.

A campanha visa conscientizar mulheres e famílias sobre a endometriose, doença que acomete aproximadamente 176 milhões de mulheres no mundo e cerca de 10 milhões no Brasil.

A endometriose consiste na presença de tecido endometrial, que reveste o útero, fora da cavidade uterina, em órgãos como ovários, tubas, peritônio pélvico, ligamentos e até na bexiga, ureteres e no intestino grosso.

O principal sintoma da endometriose é a cólica intensa durante a menstruação, que pode aumentar com o passar do tempo. Outros sintomas comuns incluem dor intensa na barriga, dor durante as relações sexuais, dificuldade para engravidar, dor para urinar no período menstrual, dor para evacuar no período menstrual e sangramento nas fezes.

A endometriose pode afetar bastante a qualidade de vida e bem-estar das mulheres, por isso, deve ser divulgada para toda a população para alertar a todos o impacto que a doença pode causar.

Quem sente algum dos sintomas da endometriose, procure um médico para realizar o diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento e melhora da vida.

Compartilhe esse post e vamos juntas conscientizar o maior número de mulheres possível!

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos,
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *