O dispositivo intra-uterino (DIU) é um método contraceptivo que constitui em um aparelho pequeno e flexível que é colocado dentro do útero. A inserção do dispositivo intra-uterino tem se apresentado como opção interessante para aquelas mulheres que desejam um método anticoncepcional de longa duração, sem ter que se preocupar com tomar medicação todos os dias ou receber injeções mensalmente. A duração desses DIUs pode variar de 3 a 10 anos, dependendo do modelo do dispositivo. Eles podem ser facilmente retirados, a qualquer momento, pelo ginecologista, com retorno imediato da fertilidade da mulher.

No Brasil, existem basicamente dois tipos de DIU’s. O primeiro é o DIU medicado que possui hormônio de progestagênio, ao passo que o segundo é o DIU de cobre. Este último é uma alternativa para mulheres que não desejam mais anticoncepção com hormônios, mas, querem a segurança de um método com mais de 98% de eficácia. Além disso, o DIU de cobre não interfere na menstruação.

A Dra Priscila Matsuoka realiza inserção de ambos tipos de dispositivos intra-uterinos em seu consultório. Marque uma consulta para mais informações.