Fez cesárea? Fique atenta aos cuidados com a cicatriz!

Unidos da Prevenção
9 de Fevereiro de 2018
Vida sexual descomplicada após os 50 anos!
20 de Fevereiro de 2018

Apesar da cesárea ter se tornado um procedimento comum, esse tipo de parto é uma cirurgia de médio porte, e o pós-operatório requer alguns cuidados para que a cicatrização tanto interna quanto externa dos tecidos seja perfeita.

Na cesariana mais realizada, é feita uma incisão transversal no abdômen com cerca de 12 centímetros para a passagem do bebê. Sete camadas do corpo também são cortadas, por isso, é necessário todo o cuidado para uma boa cicatrização.

As primeiras semanas após o parto são as mais importantes para uma boa cicat rização, pois além do corte, o útero estará voltando ao tamanho normal.

A região do corte deve ser limpa apenas com água e sabão, sem esquecer de secar bem após a lavagem. Oriento minhas pacientes utilizarem o secador para ajudar. Cremes específicos podem ser utilizados no corte, para auxiliar na cicatrização.

As atividades habituais podem ser retomadas entre 15 dias a um mês após a cirurgia, mas se o abdômen doer, é necessário reconhecer que o corpo ainda não está pronto. Exageros podem ocasionar a abertura do corte e formação de hérnias, por isso, não é bom abusar.

Caminhadas leves já podem ser feitas após cerca de um mês da cesárea, mas exercícios abdominais devem ser evitados por no mínimo 3 meses, já que a parte do músculo que foi cortada demora mais para cicatrizar. Converse com sua médica sobre isso, e ela saberá informar quando você estará apta, pois cada mulher possui uma recuperação diferente.

Se nos primeiros dias após a cirurgia, a pele ao redor do corte estiver inchada, avermelhada, quente ou eliminando secreções, procure um médico com urgência. Febres e dores fortes também não são normais.

Evite tomar sol na região da cicatriz por no mínimo 6 meses, pois ela pode ficar com uma coloração alterada.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos,

Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872

Sem conflitos de interesse a declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *