4 tipos de Câncer Ginecológico

No próximo dia 06 de abril, estarei embarcando para o Nepal.
6 de Abril de 2017
Quando levar a minha filha ao ginecologista pela primeira vez?
24 de Abril de 2017

O câncer ginecológico é uma doença grave e complexa, cada vez mais frequente, que pode surgir nos órgãos localizados dentro da cavidade abdominal (útero, ovários e trompas), nos órgãos “externos” (vagina e vulva), além das mamas.

É extremamente importante estar atenta ao seu corpo e a qualquer sintoma suspeito persistente. Os tipos de cânceres mais comuns são:
- Câncer de colo uterino: a maioria dos casos está relacionado ao vírus HPV. Por isso, a realização da citologia oncótica do útero (Papanicolau) anualmente é fundamenta, em mulheres que já tiveram relação sexual.
- Câncer de ovário: dificilmente apresenta sintomas no estágio inicial da doença. Com o crescimento do tumor, pode ocorrer dor ou aumento do abdome.
- Câncer de endométrio: suspeita-se desse tipo de tumor quando ocorre sangramento vaginal após a menopausa. Sempre que houver esse sintoma deve-se procurar um ginecologista.
- Câncer de mama: é mais comum nas mulheres. O principal sintoma é o desenvolvimento de um nódulo mamário, e quando diagnosticado precocemente, apresenta um bom índice de cura.

A melhor maneira de se obter melhores chances de cura é detectar precocemente o câncer. Por isso, é essencial incluir a consulta ginecológica preventiva na sua rotina de cuidados de saúde. Além disso, atualmente, há cirurgias oncológicas que podem ser realizadas de maneira minimamente invasivas e com máxima segurança e eficácia.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente.

As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Bjs,


Dra. Priscila K. Matsuoka
Ginecologista e Obstetra
CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

1 Comentário

  1. diego romero disse:

    oi gente gostaria de dar os parabéns pelo site de vocês e dizer gosto muito do coneúdo sobre medicina
    sou pediatra e adoro saber sobre patologias diferentes.
    abraços diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *