3 exames que toda mulher deve fazer

Quais as complicações mais comuns na gravidez?
11 de Maio de 2017
28 de maio, Dia Internacional de luta pela Saúde da Mulher & Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
8 de junho de 2017

Os exames ginecológicos subsidiários são fundamentais para investigar a possível ocorrência de uma série de doenças. Nada substitui uma avaliação adequada e exame físico realizado por um médico. Quando o diagnóstico é precoce, a chance de sucesso nos tratamentos é muito maior.

Por isso, listei alguns exames importantes que toda mulher deve fazer em algum momento da vida:

- Citologia oncótica de colo de útero, comumente conhecido como Papanicolau: é indicado para detecção de câncer de colo de útero. Deve ser feito anualmente, após ter iniciado a vida sexual.

- Mamografia: radiografia das mamas que detecta lesões no tecido mamário. Indicado a partir dos 40 anos, caso a mulher tenha fatores de risco pessoais ou familiares pode ser mais precoce.

- Ultrassom Pélvico: utilizado para avaliar os órgãos genitais internos. Além de detectar doenças, também pode ser indicado para acompanhar a gravidez, controlar a ovulação em quem deseja engravidar ou estão fazendo tratamento de infertilidade.

A lista de exames pode parecer extensa, porém são essenciais para preservar a saúde e a qualidade de vida da mulher. Um especialista bem preparado indicará o exame correto para cada situação.

Marque uma consulta para mais informações.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente.

As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Beijos
Dra. Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *